quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fragmentos - Harry Rand entrevista Hundertwasser


                                                                          O artista austríaco Friedensreich Hundertwasser e a obra 'City View'



Hundertwasser: Quando eu tinha 25 anos conheci uma jovem de 16 que queria se casar comigo. Eu gostava dela mas, como estava relutante, pensei em marcar o casamento em Gibraltar e, em algum lugar no meio do caminho, me livrar da situação. Eu tinha um carro e escolhi as estradas mais difíceis, imaginando que o motor fosse quebrar e eu pudesse dizer: "Desculpe, não vamos conseguir chegar porque o carro enguiçou."
Aí, numa cidadezinha perto de Barcelona, passamos em frente a um hortifruti e ela me disse: "Pare o carro, vou comprar uma coisa". Lá tinha vegetais, maçãs, essas coisas. Ela entrou e pensei que fosse comprar umas frutas para eu comer enquanto dirigia, mas chegou trazendo uma sacola cheia de cebolas. Pensei: "Que estranho, porque ela comprou tantas cebolas?" Ela tinha comprado aquilo como se comprasse maçãs, uvas, ameixas, bananas. Mas era tudo cebola. Enquanto eu dirigia, ela abriu o saco e me deu uma para comer. Aí falei: "Não quero comer cebola crua." Ela ficou espantada e disse: "Pode comer!" "Não, não quero." E ela respondeu: "Mas os judeus comem cebola!"
Os pais dela eram nazistas, a família era toda nazi. Ela tinha crescido ouvindo que nós judeus comíamos cebolas como os arianos comiam maçãs. Como ele sabia que minha família era judia, pensou que seria uma gentileza me dar o que gostávamos de comer.
É incrível isso, incrível mesmo. Quando aconteceu, pensei: "Essa não é uma esposa para mim". Mas assim que chegamos a Gibraltar, ela me disse que se não nos casássemos, iria pular do penhasco. Fiquei com receio de ver a garota morta e acabei me casando. Mas dei entrada no divórcio logo depois.
Harry Rand: E onde ela está hoje em dia ?
Hundertwasser: Sei lá !

Nenhum comentário: